quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Fim de uma etapa... considerações finais da elaboração do blogue

Ao longo destes quase cinco meses, de outubro de 2012 a fevereiro de 2013, construí este blogue com o intuito de vos sensibilizar para a problemática das Necessidades Educativas Especiais e para evidenciar a importância das TIC na educação destes alunos.
Nesse sentido, fui disponibilizando reflexões, análises e sugestões de livros, websites, software, recursos, legislação, entre outros, na tentativa de partilhar informação e ajudar profissionais da Educação Especial.
Após um primeiro semestre de aprendizagem, chega o fim de uma etapa. No entanto, o conteúdo do blogue ficará disponível para todos os que queiram usufruir da informação nele contida e espero continuar a sua construção ao longo da minha formação e prática profissional.
Sinto-me muito satisfeita pelo trabalho realizado. Com ele aprendi novas formas de comunicar.

No blogue, tive a preocupação de colocar breves sínteses de livros e outros textos relacionados com a temática da Unidade Curricular, assim como referências descritivas a websites, software, hardware.
Na estrutura do blog considerei o tipo, tamanho e cor do texto e um bom contraste com o fundo. Quis também explorar ao máximo as funcionalidades técnicas do blogue e incorporar, sempre que possível e adequadas, funcionalidades de outros serviços da Web entre os quais, lista de vídeos, contador de visitas, etc.

Espero, através do blogue, contribuir para o conhecimento e enriquecimento dos visitantes, quer através da forma e estrutura do blogue, quer através da importância das TIC na educação dos alunos com NEE.
Nesta partilha de informação pensei nos professores, como agentes de mudança, que utilizam as TIC na sala de aula, porque podem renovar as práticas educativas e envolver ativamente os alunos no processo de ensino e aprendizagem. Pretendo, deste modo, incentivar os profissionais a criarem intervenções eficazes e adequadas às caraterísticas e necessidades do aluno com NEE ou de qualquer indivíduo com Necessidades Especiais.
Consido que os avanços tecnológicos nas áreas da informação e da comunicação representam, para os alunos com Necessidades Educativas Especiais, um expressivo progresso nas possibilidades de aprendizagem e de acesso a conteúdos, bem como na criação de oportunidades de formação, principalmente para as diversas problemáticas das Necessidades Educativas Especiais.

Até breve!
Tânia








Sem comentários:

Enviar um comentário